
Conceito da Exposição
O conceito da exposição é ressaltar a importância da produção de artistas negros para com a sociedade. Influenciar, empoderar, estimular e destacar a inclusão social, atualmente, perante uma sociedade altamente exposta, em especial, através das redes sociais.

BACO EXU DO BLUES

Diogo Álvaro Ferreira Moncorvo mais conhecido como Baco Exu do Blues, é um cantor, compositor e rapper brasileiro, nasceu em Salvador, um dos maiores portos de escravo do Brasil.
Dentre diversas indicações, o rapper detém o Prêmio Multishow de Música Brasileira, nas categorias, artista revelação, canção do ano e clipe do ano, também ganhou dois discos de diamante e sete discos de platina.

MÚSICAS EM DESTAQUE
Baco Exu do Blues - Bluesman.
Baco Exu do Blues - Te Amo Disgraça.
Baco Exu do Blues - Faixa Preta.


BEYONCÉ

Beyoncé, sendo uma mulher e negra, possui toda uma representatividade para pessoas de sua classe e também é de extrema importância para as minorias da qual faz parte, afinal, ela se transforma em porta-voz de problemas sociais e relevantes para a sociedade, alcançando um patamar de destaque mundial através de seus trabalhos na cultura pop. A cantora conquistou um espaço único em um dos ramos mais racistas e sexistas no mercado, com hits, álbuns e clipes impactantes que abordam questões raciais importantes como desigualdade, ancestralidade e orgulho negro.
MÚSICAS DE DESTAQUE

A artista utiliza a arte como um meio de expor suas opiniões, ideais políticos e promover debates acerca de temas sociais.
Freedom a música faz uma alusão a época da escravatura aos dias hoje, considerada um grito de liberdade dedicado a mulheres negras de diferentes gerações, a canção fala sobre como quebrar correntes e transformar situações negativas em positivas.
Formation a música retrata a cultura e o empoderamento negro, ao mesmo tempo que chama a atenção para o descaso e as agressões policias sofridas pela comunidade afro- americana. A canção é considerada um dos hinos do movimento Black Lives Matter.
Apeshit (gíria racista que significa “furioso” ) é a obra gravada no Museu do Louvre, em Paris, a canção traz Beyonce e Jaz Z como um casal negro e empoderado, questiona como o protagonismo de personagens negros é retratado ao longo da história, sobretudo nas artes concebidas por artistas brancos.
Black Effect é uma música, do álbum The Carters de Beyoncé e JAY-Z, faz diversas referências à história de opressão e ícones mundiais como Martin Luther King e Malcolm X.
Black is King — contem músicas com vídeos ligados dentro de uma narrativa — exalta a ancestralidade e riquezas da África. Na obra, pode-se encontrar mensagens de empoderamento feminino, resgate de deuses de religiões africanas e valorização da autoestima de pessoas negras

DJONGA

O artista chama a atenção por sua lírica afiada, marginalizada e agressiva e por suas fortes críticas sociais nas letras. A ideia do rapper é mostrar que o hip hop não é uma "música marginalizada", como um dia foi considerado o samba.
MÚSICAS DE DESTAQUE
Muitos o consideram como um dos nomes mais influentes do rap atual, pois chama a atenção por conta de sua lírica afiada e agressiva e de suas fortes críticas sociais nas letras.

ADL, Choice, Djonga, Menor do Chapa & Negra Li , Favela Vive 3.
Djonga- JUNHO DE 94

CHILDISH GAMBINO

Donald Glover é um artista multidisciplinar que a partir de 2008 começa, independentemente, sua carreira musical sob o pseudônimo de Childish Gambino. Aclamado pela crítica e com múltiplas indicações a prêmios, suas músicas são carregadas de assuntos polêmicos para a sociedade como o racismo e críticas severas diretamente direcionadas ao atual momento da política americana.

Apesar de já ter tido um álbum no top 100, foi com a música This is America, música com forte e explícita crítica, com um clipe ainda mais explícito, sobre a violência sofrida pelos negros nos Estados Unidos
MÚSICAS DE DESTAQUE
Childish Gambino - This Is America.
Childish Gambino - Bonfire
Childish Gambino - Redbone.

LIL NAS X

Lil NasX impressionou o mundo ao juntar country e rap no single Old Town Road, em 2019 — a música foi um sucesso de vendas ao redor do mundo e chegou ao primeiro lugar na Billboard Hot 100. Desde então, o público aguarda ansiosamente por seus trabalhos.

Lil NasX é um jovem ambicioso, ousado e um homem gay empoderado, sem muitos medos de expressar a própria mensagem — apesar de não aproveitar muitos discursos para transmitir ideologias, a maioria das ações do cantor têm significados profundos. Tende a transcender os limites de gênero e sexualidade, como quando "gestou" o disco Montero para promovê-lo. Assim, o rapper se tornou um símbolo para muitos, especialmente para a comunidade LGBTQ+.

Em suas obras o artista Lil Nas X traz à tona questões relacionadas à homessexualidade e religiosidade que, quase sempre, são colocadas de lados completamente opostos. Além da excelência lírica e alcance musical do seu álbum, Montero sua obra nos leva a uma profunda meditação sobre as experiências de Lil Nas X como um homem negro gay que cresceu no sul cristão. O pai de Nas é um cantor gospel, por isso o artista cresceu frequentando a Igreja aos domingos. Essa formação cristã moldou amplamente a luta inicial de Lil Nas X com sua identidade gay; como muitos na comunidade LGBTQ+ que cresceu cultivando a religiosidade, primeiro viu ser gay como um teste de Deus.
MÚSICAS EM DESTAQUE
Lil Nas X - Old Town Road.
Lil Nas X - MONTERO.
Lil Nas X, Jack Harlow - INDUSTRY BABY.
Lil Nas X, HOLIDAY.
PROJETO EXPOSIÇÃO VIRTUAL
Professora: Michele Cruz Vieira
Aluna:
Amanda Gomes Monteiro - 20211019